Abbey Road, lendário estúdio dos Beatles, abre suas portas para você

Abbey Road tem muitos significados. Para alguns é uma rua, para outros é o lugar onde aqueles cabeludões tiraram uma foto. Há quem diga que foi o lugar onde o Pink Floyd decolou rumo ao lado escuro da lua. Outra versão, bem menos conhecida, é a de que naquelas salas foram gravadas as músicas de filmes como Star Wars, Senhor dos Anéis e Harry Potter. De qualquer forma, é um estúdio com décadas de história.

Essas quatro paredes têm muita história para contar

É um daqueles lugares que faz parte do imaginário de todo bom fã de música e cultura pop. Perambular por aqueles corredores onde Paul McCartney e Dave Gilmour já trocaram cumprimentos, lanchar na mesma cantina onde os caras do Pink Floyd discutiam qual era a melhor torta durante a gravação do Dark Side Of The Moon. Isso sem contar as inúmeras brigas que os próprios Beatles devem ter protagonizado em cada canto do lugar. Um sonho que finalmente pode se tornar realidade.

Hoje, a rua onde os Beatles tiraram a famosa foto da capa do Abbey Road é um ponto turístico famosíssimo. O trânsito é constantemente perturbado por hordas de turistas que pensam ser os primeiros a terem a brilhante ideia de reproduzir a tal fotografia. Alguns, mais exaltados, já chegaram a lamber a maçaneta da porta do estúdio, como fez a nossa rainha do rock nacional, a vovó Rita Lee.

Todo mundo quer brincar de atravessar a rua

 

Por essas e outras demonstrações de respeito e admiração por estas paredes, em comemoração aos 80 anos do local, uma grande oportunidade surge. Eis que serão abertas as portas do estúdio à visitação. Agora, por 75 libras (uns 215 reais, mais ou menos), você pode conhecer o local, ver equipamentos clássicos já usados, além de trilhas de áudio e videos de momentos históricos registrados por ali.

Pode ser uma excelente coisa a se contar nas reuniões com os amigos ao som de um daqueles vinis do seu tio. E aí, vale a pena?

Em último caso, digite "Abbey Road Sessions" no YouTube e divirta-se por horas.


publicado em 12 de Janeiro de 2012, 06:45
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura