Contadores de histórias esse fim-de-semana no Rio

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Já começou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2011. Até domingo, o Rio estará recebendo alguns dos maiores nomes da contação de histórias lusófona, artistas que mantém viva a tradição ancestral da nossa primeira e mais visceral forma de arte narrativa.

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2011
Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2011

O Simpósio acontece entre 9 e 13 de novembro no Espaço SESC (Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana), é totalmente gratuito, tem twitter e sua programação pode ser conferida no site do evento.

Muitas das histórias têm como público-alvo as crianças mas o grande destaque do evento é a maratona de vinte e quatro horas de contação, de sábado à domingo, das 18h às 18h. Por causa não só do horário, as histórias contadas entre as 22h e as 8h são apenas para adultos, e devem ser mais interessantes, pra não falar picantes.

Duas performances de antigos simpósios:

Link YouTube | Paulo Bi apresenta a história "O caranguejo surfista" no Simpósio 2010.

Link YouTube | Simpósio Internacional de Contadores de Histórias de 2009, com os contadores/músicos Jujuba e Ana, acompanhados de Rosana Mont'Alverne, Benita Prieto, Zé Bocca, Glauter Picole e Fabiano Morais.

Três histórias de Antônio Torres, de São Tomé e Príncipe, uma das atrações internacionais do Simpósio 2011:

Link YouTube | Antônio Torres conta "A história do morcego". Encontro "Palavras andarilhas", em Beja, setembro de 2008.

Link YouTube | Antônio Torres conta "A história das mãos". Encontro "Palavras andarilhas", em Beja, setembro de 2008.

Link YouTube | Antônio Torres conta "A primeira viagem do rapaz". Encontro "Palavras andarilhas", em Beja, setembro de 2008.

Seja em volta de uma fogueira pré-histórica, depois de uma festa junina animada, no acampamento das meninas ou no Espaço SESC, o simples ato de contar uma história, de medir as palavras, de adiar o desfecho, de saborear os olhares do público, já nos coloca em contato com uma das essências primordiais do ser humano.


publicado em 11 de Novembro de 2011, 07:22
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: