Guaiamum é aquela esperança chuvosa de um futuro melhor | Eu ouvi pra você #25

Com link exclusivo de pré-estreia do disco, pra você ouvir primeiro

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

"O guaiamu (Cardisoma guanhumi)[1] é um caranguejo da família dos gecarcinídeos. Esse crustáceo pode ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a Região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente são terrenos arenosos e úmidos." (Fonte: Wikipedia)

Guaiamum é um projeto de Daniel Ribeiro, um grande músico, de voz penetrante e uma habilidade no violão de dar inveja. Isto posto, fica claro que os ouvidos dele foram muito bem treinados. Você consegue ouvir Jeff Buckley, Elliot Smith e Jose Gonzalez ao longo das composições do disco homônimo. 

O som do Guaiamum traz consigo uma característica muito própria do folk, que é uma certa melancolia chuvosa, a vontade de permanecer em casa, mas com a cabeça longe, sonhando com alguma coisa que parece impossível, mas não distante o bastante para fazer você desistir.

Para cada nota tocada, para cada escolha de timbre ou de acorde, o autor traz consigo seu mundo completo. Suas lembranças de infância, as aspirações para o futuro, seus sofrimentos presentes e até uma esperança muito humana de se fazer notar no meio da multidão.

Correndo o risco de ser bastante pessoal, em um disco que traz um óbvio pé no folk irlandês, fiquei surpreso de encontrar alguns dedilhados que conseguem soar discretamente brasileiros, mostrando que um fruto não cai mesmo muito longe do pé.

Nunca imaginei que o nome de um caranguejo pudesse definir tão bem o som de uma banda ou músico. 

Uma ótima pedida pra quem criou uma casca dura, mas que está ali, no meio do caminho pra alguma coisa que ainda não conseguiu entender direito o que é.

Vale frisar que esse é o pré-lançamento do disco, que só sai amanhã, dia 16 de junho, oficialmente.

Então, sintam-se privilegiados. Vocês vão poder ouvir o álbum antes de todo mundo.

Link Soundcloud

Além disso, estamos organizando uma festa na sede do PapodeHomem, dia 17 de junho, a partir das 19hrs, para arrecadarmos agasalhos.

Guaiamum e Felipe De Vas estarão lá, tocando para quem quiser comparecer e ajudar os moradores de rua de SP a passarem menos frio, doando algumas peças que estiverem paradas aí no guarda-roupa.

Vamo?


publicado em 15 de Junho de 2016, 15:51
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: