A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

O crime no século XX: 30 fotos de bandidos dos anos 1920

Estas imagens fazem parte do acervo de quase 2500 fotografias tiradas pelo Departamento de Polícia de New South wales (Nova Gales do Sul), datadas de 1910 a 1930. Segundo o curador Peter Doyle (autor do livro City of Shadows), são fotos de “homens e mulheres recentemente retirados das ruas, muitos ainda impactados pelos dramas ao redor de sua captura".

As imagens por si já são muito boas e vêm acompanhadas de uma legenda com o nome, data da fotografia e uma pequena descrição sobre os crimes cometidos, quando disponíveis nas fichas.

Achei sensacionais as poses e o fato de que, naquela época, preservavam o estilo de cada um, permitindo até que eles posassem com suas próprias roupas e cortes de cabelo. Soa pra mim como uma forma quase inconsciente de manter a identidade e motivações internas dessas figuras evidentes.

Para nós, hoje, quase cem anos depois, nos resta o exercício de observar os nomes e apelidos, as descrições e tentar ler nas entrelinhas das composições as histórias de cada um.

Eugenia Falleni, também conhecida como Harry Crawford | 1920

vintage-mugshots-black-and-white-3 Quando ‘Harry Leon Crawford’, faxineiro de hotéis em Stanmore foi preso e condenado pelo assassinato da esposa, foi descoberto que ele era, na verdade, Eugeni Falleni, uma mulher e mãe que vinha se passando por homem desde 1899. Em 1914, como "Harry Crowford", Falleni se casou com a viúva Annie Birkett. Três anos depois, logo em seguida a ter anunciado a um parente que descobriu uma "coisa incrível sobre Harry", Birkett desapareceu.

Ah Low | 31 de maio de 1928

vintage-mugshots-black-and-white-1

Albert Stewart Warnkin e Adolf Gustave Beutler | 18 de outubro de 1920

vintage-mugshots-black-and-white-2
Albert Stewart Warnkin é listado na Gazeta Policial de New South Wales de 10 de novembro de 1920 como tendo sido condenado por tentativa de conhecer carnalmente uma garota de oito anos de idade. Nenhum registro foi encontrado para Beutler, cuja foto tem uma inscrição que diz: "exposição intencional e obscena".

“Silent Tom” Richards e T. Ross | 12 de abril de 1920

vintage-mugshots-black-and-white-4

De Gracy (sic) e Edward Dalton | 1920

vintage-mugshots-black-and-white-5

Ernest James Montague | 29 de agosto de 1927

vintage-mugshots-black-and-white-6

Ernest Joseph Coffey | 2 de junho de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-7

Frank Murray, também conhecido como Harry Williams | 4 de fevereiro de 1929

vintage-mugshots-black-and-white-8
Harry Williams foi condenado a 12 meses de trabalho forçado em março de 1929, por quebrar, invadir e roubar. Embora ele "dormisse com prostitutas" e "frequentasse hotéis e bares nas proximidades de Haymarket", ele é descrito como sendo de "comportamento quieto".

Frederick Edward Davies | 14 de julho de 1921

vintage-mugshots-black-and-white-9
A inscrição feita à mão nesta fotografia sem numeração diz "Frederick Edward Davies roubava em exposições e nos teatros Dets Surridge Clark e Breen Central 14/7/21". A polícia mantinha pouca estima por ladrões furtivos, o que explicaria a decisão de fotografar Davies em frente ao banheiro da delegacia.

George Whitehall | 24 de fevereiro de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-10
George Whitehall, carpinteiro, entregou-se à polícia de Newtown depois de esfaquear até a morte sua esposa, Ida Parker, na tarde da quinta feira de 21 de fevereiro de 1922, em sua casa, na Pleasant Avenue, Erskneville. Essa foto foi, aparentemente, tirada na manhã seguinte, na delegacia de Newtown.

Gilbert Burleigh and Joseph Delaney | 27 de agosto de 1920

vintage-mugshots-black-and-white-11
Gilbert Burleigh à esquerda, se identifica como "barbeiro de hotel" e a foto de Delaney está marcada como "falsas pretensões e conspiração". O fotógrafo que o acompanhava deixou claro o fato de que Delaney era o barbeiro do hotel – confirmado por quem registrava as entradas no hotel, na pensão ou residencial, e roubava (ou furtava) companheiros e patrões, normalmente na calada da noite.

14. Guiseppe Fiori, alias Permontto | August 5, 1924

vintage-mugshots-black-and-white-12
Nenhum registro de Fiori/Permontto foi encontrado na Gazeta Policial de NSW para 1924, embora essa foto apareça em um suplemento fotográfico tardio, no qual Fiori é descrito como um arrombador.

Hampton Hirscham, Cornellius Joseph Keevil, William Thomas O’Brien & James O’Brien | 20 de julho de 1921

vintage-mugshots-black-and-white-13

Harold Price | 13 de agosto de 1923

vintage-mugshots-black-and-white-14
Harold Price era ladrão e pistoleiro. Essa foto foi tirada depois que ele foi preso e condenado por assalto à mão armada em uma casa em Randwick, Sydney. Foi condenado a dois anos de trabalhos forçados.

Herbert Ellis | 1920

vintage-mugshots-black-and-white-15
As circunstâncias precisas ao redor dessa foto são desconhecidas, mas Ellis é encontrado em numerosos registros policiais dos anos 1910, 1920 e 1930. Ele é citado diversas vezes como invasor de domicílios, de lojas, de cofres, como receptor e pessoa suspeita. Um Ellis consideravelmente menos seguro de si aparece nos registros criminais de NSW em 29 de agosto de 1934 (Nº 206). Suas condenações até então incluem bens em custódia, linguagem indecente, roubar, receptar e atirar um míssel.

John Walter Ford, Oswald Clive Nash | junho de 1921

vintage-mugshots-black-and-white-16

William Stanley Moore | 1º de maio de 1925

vintage-mugshots-black-and-white-17
Um traficante de ópio que operava com grandes quantidades de ópio e cocaína falsificados. Também era um trabalhador de cais e se associou com ladrões de beira-mar e traficantes de drogas.

Joseph Messenger | 15 de fevereiro de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-18
Joseph Messenger e Valerie Lowe foram presos em 1921 por invadir um armazém do exército e roubar botas e sobretudos no valor de 29 libras e 3 xelins. No ano seguinte, quando essa fotografia foi tirada, eles foram acusados de violar e invadir uma habitação. Essas acusações eventualmente foram retiradas, mas eles foram presos de novo naquele ano por roubar uma sela e uma rédea da Rosebery Racecourse.Já adulto, Messenger se manteve ativo no submundo de Sydney pelos anos 1920 e aparece no registro criminal de NSW como criminoso sazonal afiliado a gangues.

Kong Lee | 27 de novembro de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-19
Kong Lee faz numerosas aparições na Gazeta Policial de NSW como um "arrombador de cofres" e "ladrão" e é citado em fevereiro de 1929 como tendo recentemente sido visto andando de trem "na companhia de trapaceiros e camelôs".

Masterman Thomas Scoringe | 29 novembro 1922

vintage-mugshots-black-and-white-20

Patrick Riley | 11 de agosto de 1924

vintage-mugshots-black-and-white-21
Patrick Riley (também conhecido como Matthew Edward Riley) foi acusado em outubro de 1924 de fabricar moedas falsas e de ter um instrumento de cunhar (ou seja, um molde) em sua posse, motivo pelo qual ele foi condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados.

Sidney “Pretty Sid” Grant | 11 de outubro de 1921

vintage-mugshots-black-and-white-22
Uma foto de Sidney Grant (também conhecido como Pretty Sid) aparece na sessão de "Fotografias de Criminosos" na Gazeta Policial de New South Wales em 2 de maio de 1923, legendado como "Homem ousado (notas de ouro)". Em seu marco sociológico, The Big Coin (publicado pela primeira vez em 1940), David Maurer descreve um truque com moedas conhecido como o "o assento quente", como tendo sido praticado na Europa por "mestres de sua profissão como Pretty Sid, Snowy T-, Kangoroo John, Melbourne Murray, Devils Island Eddie, Slab B[rennan]..." Não era incomum os vigaristas Australianos buscarem novos terrenos na Grã-Bretanha, onde suas habilidades eram mantidas em alta estima por companheiros de profissão.

Sidney Kelly | 25 de junho de 1924

vintage-mugshots-black-and-white-23
Os detalhes ao redor dessa fotografia são desconhecidos, mas Sydney Kelly foi preso muitas vezes e bastante foi escrito sobre isso em jornais durante os anos 1920, 30 e 40. Ele foi condenado por inúmeros crimes, incluindo atirar, assaltos e em 1940 foi um pioneiro do jogo ilegal em Sydney. Essa imagem aparece no suplemento fotográfico da Gazeta Policial de NSW, em 26 de julho de 1926, na página 6, com a legenda "Traficante de drogas ilícitas. Dirige seu próprio carro a motor e se veste bem. Associa-se com criminosos e prostitutas."

Sydney Skukerman, ou Skukarman | 25 de setembro de 1924

vintage-mugshots-black-and-white-24
Uma entrada no suplemento para a Gazeta Policial de NSW para Skukerman, (conhecido também como Kukarman ou Cecil Landan) tem a legenda "obtém cobertura do responsável pelo depósito, afirmando falsamente que ele trabalha lá".

Thomas Bede | 22 de novembro de 1928

vintage-mugshots-black-and-white-25
A inscrição feita à mão diz "Este homem se recusou a abrir os olhos"

Thomas Craig, Raymond Neil (também conhecido como “Gaffney the Gunman”), William Thompson and FW Wilson | 25 de janeiro de 1928

vintage-mugshots-black-and-white-26
Esta fotografia foi tirada como resultado de uma operação liderada pelo chefe Bill Mackay – que depois foi Comissário da polícia – em uma casa na Riley Street, 74. Numerosas acusações foram ouvidas contra os 15 homens e mulheres presos. Era uma casa frequentada por "reputados ladrões".

Walter Keogh | 9 de fevereiro de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-27
Walter Keogh aparece no suplemento fotográfico da Gazeta Policial de NSW identificado como batedor de carteiras e, mais tarde, em 1928, como "pessoa suspeita e falso vendedor". Keogh também teve seu perfil em exposições no jornal Truth em 1928, como um "go-getter", ou seja, um vigarista que vende materiais de construção a preços inflados, levando os compradores a pensarem que podem revender o produto com altas taxas de lucro.

Walter Smith | 24 de dezembro de 1924

vintage-mugshots-black-and-white-28
Walter Smith é listado na Gazeta Policial de NSW em 24 de dezembro de 1924, como "acusado de arrombamento e de invadir a moradia de Edward Mulligan e roubar o valor de 20 libras (parte recuperada)", e de "roubar roupas no valor de 26 libras (recuperadas) na moradia de Ernest Leslie Mortimer". Condenado a 6 meses de trabalhos forçados.

William Cahill | 30 de julho de 1923

vintage-mugshots-black-and-white-29

Alfred John (ou Francis) West | 7 de abril de 1922

vintage-mugshots-black-and-white-30
Nota do Editor: vimos lá no Twistedsifter.com


publicado em 24 de Outubro de 2013, 06:49
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura