O que os atletas vestem fora da competição? Bons exemplos para você se vestir bem

Dá para aprender sobre moda com o Curry e Neymar? Sim, com certeza

Não é comum ouvir numa conversa entre caras que eles compraram um novo terno ou um novo tênis porque viram o Cristiano Ronaldo usando.

Ok. Definitivamente não estou dizendo que isso seria impossível de ocorrer. Apenas que é incomum, usual e normalmente tendemos a nos inspirar outros homens.

Quem? Músicos, atores ou referências que possam ser tomadas como "infalíveis".

Mas, meu amigo, estamos todos errados.

No mundo atual, poucas coisas fazem o dinheiro rodar tanto quanto as ligas esportivas. E, naturalmente, bilhões acabam direcionados aos atletas para que eles exponham marcas, gostos e criem as chamadas tendências.

E é possível, sim, adotarmos algumas das peças que os jogadores desfilam por aí.

1. Stephen Curry

Vamos começar do começo: ternos. O maior astro do basquete mundial nos últimos anos mostra como se faz. Terno justo, calça com barra mais alta e uso de cores fortes (as mesmas de sua equipe, o Golden State Warriors) em contraponto com o preto.

E, como se vê, não tem nada de errado em apostar nas gravatas borboletas. Fé, amigo. Fé que dá.

2. Lewis Hamilton

É bem verdade que unir as palavras "fashion" e "Lewis Hamilton" no Google Images vai lhe dar calafrios na espinha.

Ele erra muito. 

Mas aí está a glória em pessoa para o piloto da Fórmula 1. Nesse frio que se apresenta, Hamilton mostra o caminho: lã e blazer.

3. Lionel Messi

O mundo girou em forma de memes quando Lionel Messi surgiu com o tal traje aí da foto ao receber a quarta Bola de Ouro da carreira.

Eu sei que vocês vai reclamar aí nos comentários: mas Messi acertou na vestimenta.

A tal da polka dot (as bolinhas da peça) acabaram consagradas nos anos seguintes. E pode apostar que usar uma beca dessas hoje não faz mais ninguém corar.

Golaço, ainda que incompreendido.

4. Floyd Mayweather

As apostas do boxeador e esportista mais bem pago do planeta nem sempre são as mais corretas. Talvez seja uma influência a mais do desejo de "ostentação".

Mas aí está uma combinação que jamais vai ferir a vista alheia: boina e jaqueta de couro.

Novamente: o inverno está aí. Abrace a causa.

5. Michael Phelps

O maior atleta olímpico da história passou no Jimmy Fallon para dizer que a grande invenção da moda masculina é intercalar estampas com peças frias e sóbrias.

Ouro para ele.

6. Cristiano Ronaldo

Os fones de ouvido gigantescos fica para  quem achar que deve. Mas a blusa com estilo "universidade americana" é um clássico.

Uma jaqueta dessas só vai dar errado se você ousar muito nas cores (por exemplo: púrpura e dourado, do Los Angeles Lakers). Peça extremamente útil para o dia a dia. E que está bem fácil de encontrar por aí.

7. James Harden

O hipster entre os hipsters da NBA. O ala-armador do Houston Rockets adora apostar na extravagância e, por incrível que possa parecer, erra pouco.

Com a imagem aí ele deixa a dica: florais jamais saíram e nem vão deixar de estar na moda. O errado é apostar em tonalidades excludentes.

Vá de arremesso livre. Não tente os três pontos. Nem todo mundo é Harden.

8. Luis Suárez

O artilheiro da seleção uruguaia e do Barcelona é um cara simples, tranquilo, de pouca (ou nenhuma) badalação.

E ele nos mostra que desenhos consagrados de algumas peças não são assim tratados por acaso.

Uma blusa esportiva simples e o dia estará garantido.

9. Rafael Nadal

Se você não está acostumado a usar sapatos, não gosta ou nunca encontrou nenhum que faça você sentir-se bem, a saída está aí: tênis.

Um calçado clássico - que não seja esportivo nem de corrida - resolverá sempre as coisas. Entrega um ar mais livre e ao mesmo tempo não transforma você num inimigo da moda. Pelo contrário.

10. Russell Westbrook

O moleque é liso. O armador do Oklahoma City Thunder não gosta de fazer o simples. Na quadra e nem fora dela.

E não é que ele manja das coisas? Calça social bordô e suéter estampado pode cair mal. Pode. Mas está aí um modelo interessante para quem quer "sair da caixinha".

11. Usain Bolt

Visual mais usual impossível.

Tênis confortável, calça jeans e camisa estampada.

Sabe porque funciona? Por que Bolt soube aliar as cores. Imagine se, por exemplo, surgisse um vermelho ou um laranja na camiseta ou no tênis.

Tudo sairia errado. Tudo.

12. Neymar

Considerado um "erro" antes, a combinação jeans + jeans tornou-se um visual equilibrado e usual. Dá para ir ao trabalho ou a um show, por exemplo.

O lembrete importante é: tente usar peças que não seja completamente iguais. Se for optar por um jeans mais claro, que essa peça seja a camisa. As chances de funcionar ficam ainda maiores.

E daí basta saber por onde caminhar, nessa trilha que une os caminhos do estilo e da moda com o esportivo, da competição. A grande oportunidade aqui é ver os atletas como referência, caras que podem ter pé no chão ou possuírem alguma mania de grandeza. Achar os momentos de equilíbrio e mandar bala. 

Dá pra acertar muito com eles.

Quer sacar mais ainda de moda e estilo?

Cola aqui na nossa coleção de artigos com textos e guias práticos. Hoje são 117 publicações! Só coisa fina.


publicado em 15 de Junho de 2016, 00:05
Eu1 perfil jpg

Rafael Nardini

Vive de escrever bobagem. Torcedor de arquibancada, fake de músico e curioso na cozinha.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura