Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Aperitivo TEDx Campos | Entrevista com José Barattino

Um dos palestrantes do TEDx Campos é o chef José Barattino, comandante da cozinha do restaurante Emiliano, em São Paulo. Pra aguçar, fiz uma entrevista curta com o cara, falando sobre alimentos frecos e saídas pra uma alimentação mais saudável.

Quais as dificuldades, hoje, pra se conseguir os produtos mais naturais possíveis pra se cozinhar bem?

Existem dois pontos principais que dificultam a obtenção de produtos frescos. Atualmente a cadeia de abastecimento é muito extensa, desde o produtor de sementes e mudas até o consumidor final, o ingrediente passa por vários intermediários que impedem que o produto chegue extremamente fresco à mesa.

Outro ponto é que os consumidores perderam o entendimento de que a natureza tem seu tempo, sendo assim existe demanda para produtos que estão fora de época, o produtor tem que produzir “forçado” para não perder mercado e isso traz uma variação na qualidade do produto final. Os fins estão justificando os meios e isso prejudica a qualidade do produto. No Emiliano, recebemos semanalmente produtos vindos diretos de fazendas no interior de São Paulo, que trabalham com agricultura orgânica e biodinâmica.

Existe alguma maneira de resgatarmos uma alimentação tão saudável quanto alguém que produz e consome os próprios alimentos?

Acho que cada um ter sua hortinha é utopia, romantismo. Temos que sair desta esfera.

Na minha opinião o que deve ser feito é reorganizar e valorizar a cadeia de produção, promovendo o pequeno produtor familiar e dando para eles ferramentas que possibilitem a distribuição do seu produto diretamente para o consumidor final da sua localidade. Isso faz com que existam várias células de pequenos produtores, suprindo com ingredientes de qualidade a preços competitivos um número cada vez maior de consumidores finais.

Compartilhar informações para gerar novas (e melhores) possibilidades. Talvez seja esse o caminho pra uma conversa sobre gastronomia e alimentação?

Sem dúvida, todo esse trabalho não pode ser egoísta. Quanto mais pessoas  engajadas mais rápido virão os resultados. As soluções devem ser coletivas.

...

O TEDx Campos vai rolar dia 11 de junho, no Grande Hotel Campos do Jordão (Hotel-escola Senac).

Link Vimeo


publicado em 08 de Junho de 2011, 11:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura